amn

MANIFESTO 22: EU FAÇO PARTE DESTA REDE DE PROTEÇÃO E DEFESA!

Por PMAT em 15/05/2022 às 18:29:29

A infância e a adolescência são etapas fundamentais para o desenvolvimento humano, garanti-las de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, é dever de TODOS NÓS.

É por isso que a Prefeitura Municipal de Alm. Tamandaré, no coletivo de suas secretarias e conselhos de direitos, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, Rede Integrada de Direitos e demais órgãos e entes do Sistema de Garantias dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Alm. Tamandaré, CONVOCAM toda a comunidade tamandareense para assumirem este manifesto e mobilização junto conosco!

O dia 18 de maio é uma data alusiva à mobilização nacional para o COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Na semana que compreende esta data, historicamente mobilizamos a comunidade tamandareense para juntos, ampliarmos nossos olhares de proteção e ainda mais a nossa Rede de Proteção, mobilizando nossas famílias e comunidades para a violência sexual, que só neste primeiro quadrimestre foi realidade para 48 crianças e adolescentes, a maioria destes, com menos de 8 anos de idade.

Essa é uma pauta que precisa ser de todos nós, em todos os territórios e em todos os lugares. Neste ano de 2022, após a ampliação das vulnerabilidades devido à Pandemia da COVID 19, a mobilização assume o desafio de chegar novamente nas Casas e Famílias de nossas crianças e adolescentes.

Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram a maioria dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes acontecem na casa da vítima, sendo que 86% dos agressores eram conhecidos ou próximos.

Por isso, quanto mais pessoas se mobilizarem e se sensibilizarem a esta violência, informarem-se e convocarem suas famílias e comunidades a participarem desta luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, mais seguros serão os cenários presentes e melhor serão os desenvolvimentos e futuros, de TODOS, mas principalmente desse público ABSOLUTAMENTE prioritário.


Diante disso, lançamos a Campanha dos #comunicadoresdadefesa, uma rede de voluntários (cidadãos, instituições, organizações e movimentos sociais, etc) em prol de mobilizar comunidades para esta pauta tão urgente pela via da comunicação coletiva.

Seja você também um #comunicadoresdadefesa assumindo publicamente a relevância desta pauta e nos ajudando a compartilhar informações que protegem e mantendo o tema em foco, trazendo a atenção constantemente aos riscos que as crianças e adolescentes correm.

Aceita esse desafio?

1. Curta e compartilhe essa publicação utilizando as hashtags #comunicadoresdadefesa e #façabonitotamandaré.

2. Acompanhe a página Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré de 15/05 a 21/05 e compartilhe as publicações referentes a temática. Você pode acompanhar os materiais publicados também buscando pelas hashtags #comunicadoresdadefesa e #façabonitotamandaré. (A Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré-PR também terá uma programação especial com transmissão ao vivo e aberta na página do facebook sobre esta temática. Vale acompanhar.)

3. Esteja atento! Onde estiver e/ou passar, observe, cuide e proteja as crianças e adolescentes.

4. Se você observar, tomar conhecimento ou suspeitar de uma situação de violação de direitos relacionada a abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, faça uma denúncia anônima através dos seguintes canais:

A. Disque 100,

B. Disque 181,

C. Baixar o app Direitos Humanos Brasil, na plataforma IOS ou Google Store,

D. Conselho Tutelar: Fones: 3657-3643 / 9999766870 (plantão); ou

E. Pelo e-mail da Rede Integrada de Direitos: [email protected] e email do Conselho Tutelar [email protected].

5. Caso queira, você também pode mudar a sua foto de perfil aqui no Facebook, aderindo a campanha #façabonitotamandaré. Clique na sua foto de perfil, selecione a opção "adicionar tema". Em seguida na área de busca digite "Faça Bonito Tamandaré", clique no tema e toque em "salvar". Pronto você já faz parte da Campanha.


Também converse com os seus familiares e contatos em geral sobre essa pauta. Quanto mais pessoas estiverem atentas e assumirem a posição de proteção, mais nós avançamos.


É uma chamada a todo o município, indiferente de posição política e/ou econômica, credo ou crença e/ou local de residência, precisamos de todos nesse movimento.

Neste momento uma criança perto de você pode estar em risco e todos nós podemos ajudar.

Assuma esta causa conosco e ajude-nos a proteger nossas crianças e adolescentes, construindo por meio de nossa prática coletiva, um município educador. Vamos produzir um grande movimento de informações nas redes que ajudem a proteger e salvar vidas!

Almirante Tamandaré, 15 de maio de 2.022.

22º Ano de Mobilização Nacional


Comunicar erro
COVID
COVID

Comentários

CASTRA1000