amn

Prefeitura realiza estratégia de saúde da família

Por PMAT em 09/08/2023 às 10:36:31

A Atenção Básica (AB), deve ser a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser a organizadora do fluxo de serviços nas Redes de Atenção à Saúde dos mais simples aos de maior densidade tecnológica.

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Contudo reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais, ressaltando a dinamicidade do território e a existência de populações específicas, itinerantes e dispersas, que também são de responsabilidade da equipe enquanto estiverem no território, em consonância com a política de promoção da equidade em saúde. A Equipe de Saúde da Família é a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é considerado uma extensão do sistema de saúde, presente na comunidade, devido estar sempre em contato direto com as pessoas de determinada localidade.

Os profissionais estão mais próximos das pessoas e conseguem identificar muito melhor os problemas que acometem aquela população, após a identificação é função do ACS encaminhar as pessoas para os serviços de saúde que elas necessitam, mas também informar os órgãos competentes sobre a ocorrência das doenças, naquela localidade. Para desenvolver um bom trabalho é necessário entender que a saúde vai muito além da ausência de doença, uma boa condição de saúde engloba vários aspectos, sendo eles: condições de moradia e trabalho, acesso a educação e recreação, acesso a alimentação de qualidade, distribuição de serviços de saúde na comunidade de forma adequada para a demanda, estratégias de preservação do meio-ambiente na comunidade, articulação da comunidade e o governo, com políticas públicas .Estes servem de apoio às pessoas de uma localidade, tanto de forma coletiva, como individual, através da promoção da saúde e redução dos agravos das doenças, por meio de ações educativas e de acompanhamento familiar.

A territorialização é um processo para delimitar um território de abrangência, definir a população e apropriar-se do perfil da área e da comunidade, reconhecer dentro da área de abrangência barreiras e acessibilidade, conhecer a infraestrutura e recursos sociais, levantar problemas e necessidades, identificar o perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental.

Hoje o município tem 36 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) destes, 10 estão na Unidade Básica de Saúde do São Venâncio realizando ativamente suas competências. O restante encontra-se na territorialização da região do Paraíso.


Comunicar erro
COVID
COVID

Comentários

CASTRA1000