amn

Equipe Multidisciplinar de Atenção Especializada em Saúde Mental

Por PMAT em 03/08/2023 às 10:11:19

Com a finalidade de melhorar o serviço e se adequar conforme a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde houve novo planejamento do serviço, através da implantação de uma Equipe Multidisciplinar de Atenção Especializada em Saúde Mental sendo um componente da Linha de Cuidado em Saúde Mental destinado à atenção integral para pessoas com transtornos mentais moderados, constituindo ponto de atenção psicossocial especializada, o objetivo desta equipe é prestar atenção multiprofissional em saúde mental, respondendo às necessidades de atendimento especializado identificada pela Rede de Atenção à Saúde.

O funcionamento da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM) ocorre no período das 08:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, provisoriamente na Unidade Básica de Saúde do Tamboara, sito Rua Pontal do Sul, 121, Tamboara.

A Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental atende pacientes referenciados pelas Equipes de Saúde da Atenção Primária, CRAS, CREAS, Educação e demanda espontânea. Após o paciente participar do processo de acolhimento, é avaliada a necessidade de tratamento ambulatorial, em caso positivo, o mesmo passa por atendimentos multiprofissionais (psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, medico clinico geral e enfermagem)

As atividades e ações desenvolvidas regularmente com usuários inseridos no tratamento com a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental são: atendimento médico, o qual fará avaliação específica, fazendo uso de intervenções terapêuticas, bem como de intervenção medicamentosa. Psicoterapia (individual), estabelecer rotina de acompanhamento psicológico a fim de amenizar o sofrimento psíquico do paciente. A fonoaudiologia, responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sons. A terapia ocupacional ensina e mostra outras formas de reduzir a ansiedade, depressão e todas as dificuldades emocionais e sociais. Utilizando atividades manuais, de auto - controle, interação com sociedade proporcionando uma melhor qualidade de vida. Atendimento familiar (individual e grupo), dar apoio e suporte emocional aos familiares bem como mostrando a importância de sua responsabilidade perante o tratamento do familiar. A pedagogia pode criar estratégias para auxiliar as famílias na educação parental no que diz respeito a necessidade do paciente incluído na equipe; atuar fornecendo orientações na promoção de palestras/rodas de conversas com grupos de famílias acerca de assuntos pertinentes.

No dia 27/07/2023 a equipe multiprofissional realizou uma roda de conversa com familiares para orientar em relação aos fluxos de atendimentos do serviço e sanar possíveis duvidas dos usuários.


Comunicar erro
COVID
COVID

Comentários

CASTRA1000